Primeira editora do mundo avança no Brasil

Cambridge University Press, presente no país há 20 anos, comemora a marca de expansão de 10% no ano passado no Brasil, com cerca de 750 mil livros vendidos. Para 2010, a meta é comercializar 840 mil unidades

A Cambridge University Press, editora mais antiga do mundo, sediada na Inglaterra, com 475 anos de história global e 20 anos de atuação no Brasil, avança no mercado nacional de livros didáticos e traça para 2010 expansão de 12% em seus negócios. No ano passado, a base brasileira alcançou faturamento de R$ 24, 5 milhões, cifra 10% maior em relação a 2008, além da comercialização de 750 mil livros. Para este ano, a expectativa é atingir 840 mil unidades vendidas e manter a representatividade de 5% dos negócios da matriz britânica e 55% na América Latina.

Com essa movimentação positiva, a Cambridge também se prepara para expandir sua presença no território brasileiro. Nesse sentido, a empresa define que as operações nas regiões Norte e Nordeste cheguem a 25% em 2010, incluindo reforço na presença da marca no Piauí. “Contamos agora com a abertura de novas frentes de distribuição no norte e nordeste. Pretendemos com isso, expandir nossa atuação em diversos estados”, afirma João Madureira, diretor geral da Cambridge University Press no Brasil. Os livros infanto-juvenis também são importantes para alavancar as vendas, já que nessas regiões o número de população jovem é maior que nas demais. Para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a expectativa é potencializar os negócios entre 5% a 12%.

Para auxiliar a ascensão da editora no mercado, a Cambridge investe no lançamento de títulos, mantendo a média de 1.800 livros lançados por ano. Além disso, estão programados, para 2010, investimentos em tecnologia, na digitalização de todo o catálogo acadêmico, conteúdo online para as principais séries de ensino de inglês, software para lousas interativas e plataforma de aprendizado online - solução blended learning, em que o aluno poderá ter um mix de aula presencial e a distância.

“Podemos atribuir o nosso crescimento do ano passado e todo o planejamento estratégico que almejamos para 2010 ao aquecimento do mercado de ensino de idiomas de inglês”, alega Madureira. O executivo afirma também, que “o governo federal está investimento mais nas compras dos livros didáticos. Neste ano, aproximadamente 7% dos 60 milhões de livros distribuídos são destinados ao aprendizado da língua inglesa, representando um grande avanço no setor”.

Outro quesito que pode fomentar o segmento são os megaeventos internacionais a serem realizados no Brasil tais como: shows de bandas estrangeiras, corridas de automobilismo, Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas de 2016, entre outros. “Devido às exigências do mercado e o fato do país hoje ser reconhecido como grande potencial de negócios, os profissionais estão motivados na busca do aprendizado e aperfeiçoamento do inglês”, declara Madureira.

Sobre a Cambridge University Press:
A Cambridge University Press é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a aquisição, aprimoramento, manutenção e disseminação do conhecimento. É a editora mais antiga do mundo, fundada em 1534 e parte integrante da Universidade de Cambridge (Inglaterra), instituição de ensino com 800 anos. A editora possui uma lista com mais de 20 mil títulos publicados, 425 anos ininterruptos de publicações no mundo e 20 anos de atividade no Brasil.

Fonte: Cabeça de Cuia - A opção inteligente

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